Buscar

NUNCA MAIS SE PERCA EM QUALQUER LUGAR DO PLANETA




As caminhadas na natureza têm ganhado mais adeptos a cada dia. Isso se deve por ser uma atividade prazerosa, onde é possível entrar em contato direto com a natureza e suas paisagens deslumbrantes. Apesar de existirem trilhas de todos os níveis, desde iniciantes até experts, alguns cuidados são comuns a todos.

Independentemente do nível de habilidade, não tem nada pior do que ficar perdido na trilha. Lembre-se sempre de levar um gps portátil, mapa, bússola, ou até mesmo um smartphone para conseguir visualizar a sua localização, mas pensando que um descuido pode acontecer, preparamos algumas dicas sobre o que fazer para não se perder:


1º passo: fique calmo

Entrar em desespero não vai adiantar nada, só vai piorar a situação. No momento do desespero, você toma más decisões e não consegue pensar claramente. Por isso, quando perceber que está perdido, respire fundo, mantenha a calma e procure manter os pensamentos positivos. Eles vão te ajudar a encontrar soluções.

2º passo: permaneça no local

Se estiver perdido, o melhor que pode fazer é permanecer no local. As buscas vão começar pela última referência onde você foi visto. Por isso, é importante não ficar andando sozinho e nem tentar achar o caminho de volta. Além de ser perigoso, por não conhecer o caminho, você corre o risco de se afastar mais ainda da trilha.

3º passo: crie um sinal físico

Para facilitar a sua localização pela equipe de resgate, crie um sinal com galhos ou uma fogueira. Se for possível, abra uma clareira para deixar seu sinal mais visível. A fogueira pode ser feita mesmo de dia, pois a fumaça é um ótimo sinal. Além disso, irá te ajudar a se manter aquecido caso o tempo esfrie. Só tome cuidado para o fogo não se espalhar. Uma pederneira nesta hora irá fazer toda a diferença.

4º passo: economize seus recursos

Como não dá para saber quanto tempo o resgate irá levar para te encontrar, economize a água e comida que tem disponível. Caso perceba que os seus suprimentos irão acabar antes do resgate chegar, procure por frutas silvestres e água — lembre-se de ingerir apenas as frutas que realmente conhece.