Buscar

NUNCA MAIS SE PERCA EM QUALQUER LUGAR DO PLANETA




As caminhadas na natureza têm ganhado mais adeptos a cada dia. Isso se deve por ser uma atividade prazerosa, onde é possível entrar em contato direto com a natureza e suas paisagens deslumbrantes. Apesar de existirem trilhas de todos os níveis, desde iniciantes até experts, alguns cuidados são comuns a todos.

Independentemente do nível de habilidade, não tem nada pior do que ficar perdido na trilha. Lembre-se sempre de levar um gps portátil, mapa, bússola, ou até mesmo um smartphone para conseguir visualizar a sua localização, mas pensando que um descuido pode acontecer, preparamos algumas dicas sobre o que fazer para não se perder:


1º passo: fique calmo

Entrar em desespero não vai adiantar nada, só vai piorar a situação. No momento do desespero, você toma más decisões e não consegue pensar claramente. Por isso, quando perceber que está perdido, respire fundo, mantenha a calma e procure manter os pensamentos positivos. Eles vão te ajudar a encontrar soluções.

2º passo: permaneça no local

Se estiver perdido, o melhor que pode fazer é permanecer no local. As buscas vão começar pela última referência onde você foi visto. Por isso, é importante não ficar andando sozinho e nem tentar achar o caminho de volta. Além de ser perigoso, por não conhecer o caminho, você corre o risco de se afastar mais ainda da trilha.

3º passo: crie um sinal físico

Para facilitar a sua localização pela equipe de resgate, crie um sinal com galhos ou uma fogueira. Se for possível, abra uma clareira para deixar seu sinal mais visível. A fogueira pode ser feita mesmo de dia, pois a fumaça é um ótimo sinal. Além disso, irá te ajudar a se manter aquecido caso o tempo esfrie. Só tome cuidado para o fogo não se espalhar. Uma pederneira nesta hora irá fazer toda a diferença.

4º passo: economize seus recursos

Como não dá para saber quanto tempo o resgate irá levar para te encontrar, economize a água e comida que tem disponível. Caso perceba que os seus suprimentos irão acabar antes do resgate chegar, procure por frutas silvestres e água — lembre-se de ingerir apenas as frutas que realmente conhece. 

5º passo: procure abrigo

Uma das coisas mais importantes é se manter seco e aquecido. Procure um local que possa passar a noite e se abrigar da chuva. Lembre-se de fazer marcações ao se movimentar. Podem ser galhos e pedras, objetos pessoais ou marcações no chão. Isso facilita o trabalho da equipe de resgate, pois pode ajudar a identificar o caminho que você trilhou e, consequentemente, diminuir o tempo de busca.

​O que fazer para evitar ficar perdido na trilha?

Mais importante que saber o que fazer quando se perder é saber como não se perder. Evite fazer caminhadas sozinho, vá com pelo menos mais uma pessoa. Se for a primeira vez, vá acompanhado de um guia que conheça a região e a trilha. Evite se afastar do grupo, não fique para trás e estude o caminho a ser percorrido.

Leve sempre um kit básico de sobrevivência: água, comida, kit de primeiros socorros, pederneira ou fósforos e um canivete. Tenha em mãos um mapa ou gps e uma bússola para ajudá-lo a se guiar pelo caminho. Outra dica interessante é estar sempre atento aos detalhes do caminho.

​Ficar perdido na trilha não é a melhor experiência, mas não precisa ser o fim do mundo. Lembre-se de manter a calma e siga essas dicas. Você não é primeiro e nem o último a se perder nessa situação. Espere pelo resgate e se mantenha em segurança.


Daremos algumas dicas de como se orientar utilizando o seu celular (mesmo sem sinal de Internet), orientação~sem bússola, utilizando a bussola e uma carta topográfica.


ORIENTAÇÃO SEM BÚSSOLA


Antigamente não existiam aparelhos eletrônicos e o homem teve que aprender com a natureza para se orientar a bússola foi a grande descoberta para as navegações mas se você não dispor de uma bússola nem de um aparelho eletrônico como se orientar?

O objetivo é que você tenha uma direção geral, pois o métodos aqui lhe darão uma direção aproximada e saiba para onde tenha que ir e evitar que você ande em círculos


Métodos de orientação

Pelo sol

Pelas estrelas

Pela sombra

Pelo método do relógio

(em breve entraremos no assunto específico)


ORIENTAÇÃO COM BÚSSOLA (em breve entraremos no assunto específico)


ATRAVÉS DO SEU CELULAR


Você está perdido mas possui um celular aonde tem sinal de internet. Que maravilha é só ligar para alguém, mandar sua localização pelo whatsApp ou utilizar de um dos vários programas de localização existentes (Google Maps, Waze, WicLoc, etc). Mas se não tiver um sinal de internet???

Sem problemas existem aplicativos que funcionam mesmo sem sinal de Internet basta apenas que você tenha baixado anteriormente no seu celular o mapa da região que você se encontra.

O WicLoc por exemplo é um aplicativo que funciona com um mapa e qualquer rota anteriormente baixados (mesmo sem sinal de internet).


Tela do WicLoc no modo on-line (possível ver no modo satélite)



Tela do WicLoc no modo oiff-line (desde que você já tenha baixado o mapa no seu celular)


Além de você ter baixado seu mapa antes é necessário que você saiba "ler" a acarta, ou seja o mapa apresenta várias informações do terreno através dessas linhas e números na cor marrom.

Essas linhas são chamadas curva de nível. O que vem a ser isso:


Curva de nível é o nome usado para designar uma linha imaginária que agrupa dois pontos que possuem a mesma altitude. Por meio dela são confeccionados os mapas topográficos, pois a partir da observação o técnico pode interpretar suas informações através de uma visão tridimensional do relevo. Vamos tentar explicar isso.

Uma elevação vista no terreno e sua representação na carta.



Observe que na segunda figura o lado direito representa uma encosta mais íngrime (linhas mais juntas) e no lado esquerdo apresenta um declive mais suave (linhas mais separadas).

Observe que cada linha do círculo representa uma altitude. Na primeira figura a curva mais externa está no nível zero em relação no nível do mar. A curva do centro está a oitenta metros do nível do mar.


Observe agora mais detalhes, além da altimetria e do formato da elevação verifique também os rios e a ponte.

Pronto agora tente "ler" todos as informações que a carta topográfica está lhe dando:



Tente baixe o aplicativo e o mapa e vá para o terreno praticar.


Neste Site você encontra todas Cartas Topográficas do país inclusive a sua posição atual através do celular


https://bdgex.eb.mil.br/bdgex/


Utilize no seu Celular


https://bdgex.eb.mil.br/bdgex/mobile/


59 visualizações

Atendimeto via WhatsApp

whats.jpg

© 2019 by DELREY ADVENTURE. 

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now