Buscar

Detalhes Travessia Petrópoles X Tereresópolis



..é considerada por muitos como o trekking ou a caminhada de longo curso mais bonita do Brasil. Ela apresenta diversos mirantes e visuais de tirar o fôlego, com muitas subidas e descidas íngremes. É considerada uma caminhada difícil e possui cerca de 28 km ligando o município de Petrópolis ao de Teresópolis.

A Travessia Petrópolis Teresópol is está local izada na S erra d os Ór g ãos, dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNA SO), em meio à exuberância da Mata A tlântica e entre as cidades serranas de Petrópolis, Guapimirim e Teresópolis.


O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral . É o terceiro Parque mais antigo do B rasi l , cujo objetivo maior é o proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro. O Parque tem a maior rede de tri lhas do B rasi l : são mais de 2 0 0 qui lômetros de tri lhas em todos os níveis de dificuldade. Também é um dos melhores locais do país para a prática de atividades de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras.



A Travessia Petrópol is Teresópol is é praticável o ano todo mas a melhor época do ano para real izá-la é durante o inverno (de maio a outubro), considerada como a "temporada de montanhismo". De fato, durante os meses do inverno, o índice pluviométrico e o risco de tempestades e raios são menores e as baixas temperaturas agradam mais os montanhistas, chegando até 0 ° C nos cumes.


TRAVESSIA PETRO X TERÊ DISTANCIAS

1º dia: 7 km

2º dia: 12 km

3º dia: 9 km

DURAÇÃO 03 dias e 02 noites Pesado Superior O nível de dificuldade da Travessia é considerada pesada, pois a caminhada têm aproximadamente 28 km com muitos ou grandes obstáculos. Piso irregular e lugares onde é necessário usar as mãos para manter o equilíbrio e/ou ascender e desnível máximo em torno de 1200m.


Nìvel de dificuldade

TIPO DE ATIVIDADE ESFORÇO Travessia – Trekking em que o ínicio e o fim são lugares distintos ELEVAÇÃO MÁX Pesada 2 263 metros (Pedra do Sino)

ELEVAÇÃO MIN 936 m (Sede de Petrópolis)

DESNÍVEL MAX 1200 m TEMPERATURA Média anual varia de 13º a 23º C UMIDADE Variável entre 80 a 90%


DIA 01 - SEDE DE PETRÓPOLIS X CASTELOS DO AÇÚ

O primeiro dia é o mais exigente, durante os 7 km ( 6 à 7 horas de caminhada) até o abrigo do Açu sobe-se aproximadamente 1.100 metros. A trilha do Morro do Açú segue através de uma mata fechada e com uma subida forte até a Pedra do Queijo.

A caminhada fica um pouco menos íngreme até a chegada ao Ajax, local que possui um ponto de abastecimento de água. A pós o Ajax chega-se ao ponto considerado como o mais difícil da subida para o Castelos do Açú: a Isabeloca. Esta subida tem este nome em homenagem a uma suposta passagem da Princesa Isabel no local .

Vencida a Isabeloca e após cruzar o Chapadão, chega-se aos Castelos do A çú, primeiro local de pernoite e onde está localizado o primeiro abrigo da Travessia.

A vista que se tem do Castelos do A çú fecha com chave de ouro o primeiro dia de tri lha Petrópolis Teresópolis.

De lá é possível avistar o Rio de Janeiro e a B aía de Guanabara, além de toda a cadeia de montanhas da Serra dos Órgãos.


DIA 02 - CASTELOS DO AÇÚ X PEDRA DO SINO

TEMPO DE CAMINHADA: 8 á 10 hs, percorrendo uma distancia de12Km, O segundo dia é sem dúvida o trecho mais belo da Travessia. Todo percurso é feito em uma altitude de 2.000 metros.

A pós a descida deste morro, chega-se ao V ale do Luva, após subir até o cume do Morro da Luva, a tri lha segue por mais um trecho de lajedo de pedra, onde a navegação torna o trekking Petrópol is Teresópol is compl icado em dias de névoa até atingirmos o lance do Elevador.

O elevador é uma escada feita de vergalhões de aço presos a uma pedra íngreme que dá acesso ao cume do Morro do Dinossauro.

No cume do Morro do Dinossauro se tem a primeira grande vista da Pedra do Garrafão e Pedra do Sino. A pós descer ao Vale das Antas, o trekking segue até o cume do Morro da Baleia, local de onde se tem uma visão do paredão da Pedra do Sino, Garrafão e da canaleta de onde está localizado o Cavalinho.

O Cavalinho tem esse nome por se tratar de uma pedra que para atravessar é necessário fazer um movimento semelhante ao de montar num cavalo. A o cruzar o Caval inho a tri lha segue pela canaleta até contornar a Pedra do Sino e chegar a uma bifurcação que dá acesso ao cume do Sino e ao abrigo 4 .

A Pedra do Sino é o ponto mais alto do trekking. No seu cume se tem uma visão 3 6 0 º incrível , sendo possível avistar diversas cadeias montanhosas da região, o Rio de Janeiro, os Três Picos, o Pico das Agulhas Negras e a Serra Fina




DIA 03 - PEDRA DO SINO X SEDE TERESÓPOLIS

A tri lha segue por aproximadamente 9 km até a barragem, cerca de 8 á 9 hs, ponto final do trekking.O terceiro dia é o menos exigente. Durante a descida cruza-se duas cachoeiras onde o destaque é a cachoeira do V éu da Noiva de Teresópolis com 1

6 metros de altura que em determinadas épocas do ano fica seca.




0 visualização

Atendimeto via WhatsApp

whats.jpg

© 2019 by DELREY ADVENTURE. 

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now